Oração Pai Nosso

Quem for cristão e não conhecer a Oração “Pai Nosso”, está mentindo, pois, essa é a oração mais admirada pelo Católicos, também conhecida como Oração do Senhor ou Pai-Nosso.

Quase todo brasileiro aprende a rezá-la mesmo antes de saber ler ou escrever e antes mesmo de decidir qual vai ser a religião que ele vai seguir, ou se na verdade, ele não vai seguir nenhuma.

Oração Pai Nosso Matos

Oração Pai Nosso Mãos Juntas

Oração Pai Nosso Madeira

Oração Pai Nosso Por do Sol

Oração Pai Nosso Pergaminho

Oração Pai Nosso Fundo Branco

É interessante que essa oração aparece apenas no Novo Testamento da Bíblia, ela se encontra primeiro no Evangelho de Mateus (Mateus 6:9-13)[2] , como parte do discurso sobre a ostentação e sobre como o Senhor era humilde e tem uma outra versão no Evangelho de Lucas (Lucas 11:2-4).

Primeira versão do Pai Nosso

Primeira versão do Pai Nosso Fundo Branco

Primeira versão do Pai Nosso Raízes

Primeira versão do Pai Nosso Jesus

Primeira versão do Pai Nosso Por do Sol

Na primeira versão, Jesus está ensinando as pessoas a orarem, basta ver como a estrutura da Oração se dá em frases curtas, sempre pontuadas por frases imperativas, como se fosse sempre um pedido, uma orientação para não deixar acontecer a maldade e os atos ruins.

A Oração do Pai Nosso deve mesmo ser compreendida como um exemplo de como rezar, um padrão mesmo, pois, ela nos ensina a Orar, a amar a Deus e pedir para ele realizar nossos desejos mais profundos e por isso que é a primeira a ser ensinada, antes mesmo da “Ave Maria” e do “Credo”.

Primeira versão do Pai Nosso Fundo Preto

Primeira versão do Pai Nosso Grudado na parede

É engraçado que o próprio Jesus não usava essa oração em seus evangelhos, não há descrição na Bíblia de Jesus pregando para os cristãos ou mesmo entre os seus Apóstolos, utilizando a Oração Pai Nosso, por isso, ela acabou sendo difundida depois que ele foi crucificado.

Segunda versão do Pai Nosso

Já a segunda versão do Pai Nosso, foi observada no Evangelho de Lucas e não se trata do próprio Jesus ensinando os outros a orarem e sim os próprios cristãos, em um momento de luta e drama, pedido ao Senhor que os protegesse e que os guiasse pelo caminho da luz e da espiritualidade.

Curiosidades

Resultado de imagem para Veja aqui algumas curiosidades bíblicasSe repararmos bem, o emprego da primeira pessoa do plural dá um caráter comunitário à oração, por isso, até hoje, quando se reza o Pai Nosso, todos dão as mãos, algo que não acontece com a Ave Maria, por exemplo.

Foi muito difícil traduzir o Pai Nosso do que estava na Bíblia para a versão moderna, por isso, pode-se reparar em diferentes versões, mesmo dentro do Brasil, já que cada Bíblia muda ou outra pequena expressão da Oração do Pai Nosso e isso faz com que ela fique diversa, dentro de uma própria comunidade.

O Pai Nosso é umas das mais antigas e tradicionais Orações do catolicismo e fica mais forte a cada dia que passa, não importando que as novas gerações estão menos conectadas as religiões e a um Deus.

Diferentes versões

Na realidade, a oração do Pai Nosso possui algumas outras versões, fora da Bíblia, em diferentes igrejas, até mesmo algumas que não são católicas, como as neo-pentecostais ou evangélicas.

É primordial reparar que no contexto atual, o Pai Nosso ainda é muito rezado, seja nos terços feitos pelas famílias católicas brasileiras, seja nas orações que algumas pessoas fazem antes de dormir, por isso, o Pai Nosso acaba sendo tão difundido no Brasil.

Existe até mesmo uma versão Espirita do Pai nosso, a qual, é contada em algumas reuniões espirituais, por isso, essa é uma Oração Extremamente conhecida e praticada por quase todas as religiões e não pode mais ser considerada apenas uma oração católica.

pai nosso diferentes versões céu azul

pai nosso diferentes versões microfone

pai nosso diferentes versões Fundo branco

pai nosso diferentes versões Violão

pai nosso diferentes versões Terço

pai nosso diferentes versões Azul

História

O Pai nosso foi fundamental para diferenciar os cristãos dos judeus, já que na época de Jesus, o Cristianismo ainda não estava tao forte, por isso, era necessária uma oração que pudesse ser a marca principal dessa nova religião e aí que surgiu a importância do Pai Nosso.

Até mesmo que Jesus não usasse muito essa oração, ela foi ficando conhecida entre os plebeus e com isso, o cristianismo foi ganhando a sua própria identidade, o que era fundamental naquela época.

E para vocês, qual a grande importância que a Oração Pai Nosso tem nas suas vidas? Vocês rezam ela todas as noites? Como fazem esse ritual? Deixem seus comentários e participem do post.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.255 votes, average: 3,10 out of 5)

27 Comments

Leave a Comment