Oração do Credo

A Oração do Credo, mais conhecida como Oração do crer, foi feita pelo Papa Paulo VI, que quis sintetizar algumas partes importantes da Bíblia em uma única Oração, por isso, ela é tão forte, pois, fala de passagens marcantes de Jesus pela Terra, de modo com que nos sentimos mais fortes ao terminar de rezá-la.

Oração do Credo Fundo Branco

Oração do Credo Pergaminho

Oração do Credo Fundo Azul

Oração do Credo Mão Junto

Oração do Credo Jesus

 

Isso acontece também pelo monte de referências que nos fazem acreditar na Igreja e nos lembra de porquê acabamos nos tornando católicos e porque acreditamos em Jesus.

Homenagem a Igreja

No ano de 68, o então Papa Paulo VI, quis oferecer para a igreja, sua profissão de fé, que acabou virando a oração do Credo. Na época, o Papa tinha dado o nome de Credo do Povo de Deus e não imaginava o quanto sua homenagem para a Igreja iria virar e o quão importante é a sua Oração para a própria história da Igreja Católica.Resultado de imagem para Homenagem a Igreja

Analisando essa oração friamente, são muitas as razoes para ela ter se tornado um marco para a Igreja Católica e para todos os cristãos, já que ela é de um poder e de uma espiritualidade enormes, os quais, mexem com a gente e fazem com que acabamos até mesmo chorando, dependo do momento em que rezamos essa Oração, pois, ela é realmente muito forte, marcante e até emocionante.

Marcante para a Igreja Católica

Essa Oração, além de estar presente em muitos documentos históricos da Igreja, acabou servindo para determinar diversos eventos católicos e virou um marco da Igreja, assim como o Pai Nosso, a Ave Maria e o Salve Maria, são as 4 orações mais famosas que a igreja católica tem, isso, apesar de séculos e séculos que elas já foram criadas.

Essa oração é tão forte por uma razão simples, ela sintetiza todos os conceitos, nos quais, racionalmente ou pela fé, os católicos acabam acreditando. Por isso, essa Oração acaba sendo tão festejada e lembrada, pois, é um marco para a Igreja Católica, tanto por ser criada por um Papa, tanto pela própria força da Oração e dos ensinamentos que ela nos passa e nos leva a acreditar.

Com isso, muitos dos conceitos acabam sendo apreendidos em uma simples Oração, a qual, nem tão longa acaba sendo e por isso, pode ser decorada pelas pequenas crianças católicas, as quais, estão fazendo ou Crisma ou Catequese.

Resultado de imagem para Marcante para a Igreja Católica

É umas das orações mais fáceis de serem aprendidas, pois, tudo que ela relata está na bíblia a faz parte da história de Jesus.

Análise pela bíblia

Ao analisarmos a oração Credo pelo ponto de vista da Bíblia, ela se torna ainda mais rica, pois, tudo o que é citado de importante na oração, tem como base o que aconteceu com Jesus e o que ele acabou passando para os seus discípulos, os quais, foram as pessoas que escreveram a primeira bíblia mundial.Resultado de imagem para Análise pela bíblia

Assim, a Oração acaba tendo diversos elementos marcantes, como a crucificação, a ida ao inferno, a ressurreição, o Espirito Santo, enfim, essa oração toca em todos esses elementos e conceitos mais antigos da religião, o que é magnifico.

Oração diária

Um aspecto interessante é que o Credo acabou de ser transformado em uma oração diária, quem recomendou isso, foi ninguém menos que o Papa Emérito Bento XVI, Papa emérito.

Ele justifica essa escolha afirmando que afinal, “não foi sem razão que, nos primeiros séculos, os cristãos eram obrigados a aprender de memória o Credo. É que este servia-lhes de oração diária, para não esquecerem o compromisso assumido com o Baptismo.”Resultado de imagem para Oração diária

Isso acabou sendo perdido com o tempo, hoje o batismo é só mais um motivo para se tirar selfies e comemorar, sendo que deveria se um ritual simbólico, de extrema importância para a criação de uma criança, mas se transformou, como tudo nesse mundo em que vivemos, em mais uma razão para aparecer e ser feliz.

E vocês, conheciam o Credo já? O que pensam sobre essa Oração e sobre a importância que ela acaba tendo para a Igreja Católica? O que pensam sobre ela ser considerada umas das orações mais importantes que a Igreja possui atualmente? Deixem seus comentários e participem do post.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2.569 votes, average: 3,12 out of 5)

20 Comments

Leave a Comment